Alimentos realmente causam enxaqueca?

Sim e não. A relação entre alguns alimentos e a doença é complicada, às vezes surtindo efeitos variados de pessoa para pessoa. Leia e saiba mais sobre o assunto.

Ainda hoje, existem, em vários sites pela internet, longas listas de alimentos e substâncias que supostamente causam enxaqueca ou que, ainda, agravam uma crise.

Mas, cuidado! De acordo com especialistas1, essas informações precisam ser lidas com muita cautela. Afinal, nem todos os casos se aplicam para todo mundo. O café, por exemplo, pode ser o herói e o vilão, dependendo da pessoa.

Para alguns pacientes, a cafeína é um gatilho da enxaqueca, e até mesmo uma pequena dose pode iniciar uma crise1.

Para outras pessoas, ela produz o efeito completamente contrário, e ajuda no tratamento1. Tanto que a substância está presente inclusive em medicamentos analgésicos usados para controlar a dor1.

Lista de alimentos para PRESTAR ATENÇÃO

Os rituais da refeição, como almoços de família, jantares românticos e piqueniques nos parques são responsáveis por vários momentos inesquecíveis das nossas vidas.

Então, os alimentos abaixo não devem ser proibidos e cortados imediatamente da sua dieta. Portanto, a regra é simples: SE CONHECER! Conforme ingere um ou outro alimento, preste muita atenção nas reações do seu corpo.

  • Nitritos e nitratos

    Presentes em embutidos como linguiças, salames, salsichas e produtos industrializados em geral. Como são muitos, vale a pena você sempre checar os rótulos dos alimentos que pretende consumir.

  • Tiramina

    Está em chocolates, vinhos tintos, alguns tipos de queijos, amendoim, carnes defumadas e frutas cítricas.

  • Fenóis, aldeídos e sulfetos

    Também estão nos vinhos tintos, em bebidas espumantes e em bebidas destiladas.

Acima de tudo, qualquer dúvida ou suspeita deve ser compartilhada com seu especialista médico durante as consultas. Dessa forma, quanto mais informações o médico tiver sobre as características da sua doença, mais fácil traçar um tratamento efetivo para o seu caso.

Referências bibliográficas:

  1. Sociedade Brasileira de Cefaleia: Alimentos que causam enxaqueca. Acessado em setembro de 2020.
Outros Artigos

receba nossas atualizações