Enxaqueca ou dor de cabeça?

A dor de cabeça é só um dos sintomas da enxaqueca, mas há muito mais para entender. Para você não se confundir mais, fizemos um comparativo simples e direto.

Em primeiro lugar, a dor de cabeça, tecnicamente cefaleia, é uma dor ou desconforto na região da cabeça. Apresenta-se em mais de 200 tipos e pode ser causada por vários fatores, como estresse, ansiedade, sinusite, gripe e até mesmo uma desidratação.

E esses são só alguns deles, porque a lista de problemas de saúde que podem causar dores de cabeça é realmente grande. Ou seja: a dor de cabeça é um sintoma.

Já a enxaqueca é uma doença neurológica definida, e um dos seus sintomas mais frequentes é a dor de cabeça, que vem com características muito específicas: normalmente é de forte intensidade, latejante, pode aparecer em apenas um dos lados da cabeça e também pode vir acompanhada de grande sensibilidade à luz, som, toque ou cheiro, além de náuseas e vômitos.

Portanto, a enxaqueca é uma doença composta por fases definidas. São quatro no total, mas é importante salientar que nem todas as pessoas que sofrem com enxaqueca manifestaram todas estas fases ou, pelo menos, não percebem que as tem:

  • 1ª Fase – Premonitória (Pródromo)

    Começa com fadiga, bocejo, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, avidez por doce. Acontece até 72 horas antes da dor de cabeça.

  • 2ª Fase – Aura

    A aura é definida como manifestações neurológicas bem localizadas, que surgem de maneira gradual. A aura visual é a mais frequente, e pode aparecer em forma de pontos pretos, pontos brilhantes e imagens em ziguezague.

  • 3ª Fase – Dor de cabeça

    É a fase que mais incomoda, e é a que geralmente leva o paciente a procurar um médico. Pode durar de 4 a 72 horas e se apresenta como dor de qualidade latejante, usualmente de forte intensidade

  • 4ª Fase – Resolução (Pósdromo)

    A última fase traz sintomas parecidos com os da fase premonitória, com fadiga, sonolência, dificuldade de concentração ou até uma dor em toda a cabeça leve e residual, podendo durar até 48 horas (2 dias).

Lembre-se: se você se identificou com os sintomas da enxaqueca, procure um médico para chegar ao diagnóstico correto e, consequentemente, ao tratamento mais indicado para o seu caso.

 


 

Referências:

Sociedade Brasileira de Cefaleia: Enxaqueca com Aura.

Outros Artigos

receba nossas atualizações