Fases da Enxaqueca

O aparecimento da enxaqueca normalmente segue uma repetição de sintomas divididos por fases. Conhecer essas etapas pode ajudar a prevenir ou amenizar as crises.

Primeiramente, ao contrário do que muitos pensam, a enxaqueca não é só uma dor de cabeça, e sim uma grande síndrome, composta por diversos outros sintomas e fases, como sensibilidade à luz e cheiros, náuseas e vômitos.

Por isso, a principal forma de diferenciar uma dor de cabeça comum de uma crise de enxaqueca é que esta é classicamente dividida em quatro fases: 1ª – Premonitória (Pródromos), 2ª – Aura, 3ª – Dor de cabeça (Cefaleia) e 4ª – Resolução (Pósdromo).

Embora cada paciente apresente sintomas distintos e nem todos manifestem essas fases, elas podem ser identificadas por alguns sinais:

  • 1ª fase – Premonitória (Pródromo)

    A fase inicial é a identificação de sinais e sintomas como bocejos, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão e avidez por alimentos doces, que podem ocorrer em até 72 horas – 3 dias – antes da fase em que se sente a dor de cabeça.

  • 2ª fase – Aura

    Apresentada por somente 20-30% dos pacientes, essa fase consiste em manifestações neurológicas graduais, iniciadas antes ou junto à dor de cabeça. São 3 os tipos: a mais comum é a aura visual, que se manifesta através da aparição de pontos pretos ou brilhantes e imagens em ziguezague, surgindo em parte do campo visual e crescendo gradativamente. Há também as alterações sensitivas, como formigamentos e dormências em membros como braços, face e língua, geralmente afetando apenas um dos lados do corpo. Por fim, há a aura de fala e linguagem, onde o paciente apresenta dificuldades na pronúncia e na hora de expressar pensamentos.

  • 3ª fase – Dor de cabeça (Cefaleia)

    A fase mais conhecida – e mais incômoda – apresenta dores de forte intensidade no crânio, geralmente em apenas um dos lados e de qualidade latejante. Entre as manifestações mais comuns, ainda estão náuseas e/ou vômitos e sensibilidade a luzes, sons e cheiros.

  • 4ª fase – Resolução (Pósdromo)

    Com sintomas muito semelhantes aos da 1ª fase, como fadiga e dificuldade de concentração. Ainda pode apresentar uma dor de cabeça residual por até 48 horas.

Conhecendo as fases da doença, fica ainda mais fácil buscar um tratamento adequado para aliviar a enxaqueca. Procure um médico e descubra o seu!


Referências:

Site da Sociedade Brasileira de Cefaleia: Enxaqueca com Aura.

Outros Artigos

receba nossas atualizações